Observação, Fauna e Flora

Observação do Céu Nocturno

A sensação é indescritível e normalmente apenas possível de forma artificial, num planetário, onde nos sentamos confortavelmente para uma lição sobre as estrelas. Em Portugal, temos a sorte de ter essa sensação ao ar livre.

O Parque Natural da Serra da Estrela, devido à sua baixa densidade populacional, e consequente baixa poluição visual, é o local ideal para a observação e fotografia noturna.

Além disso o Solar dos Alperces encontra-se localizado numa zona central e privilegiada de acesso rápido tanto à Serra da Estela, como à Serra do Açor e Lousã, zonas estas que integram o Dark Sky Aldeias do Xisto, a certificação internacional “Destino Turístico Starligth”.

A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.

Dark Sky Aldeias do Xisto

Observação de Aves e Animais

O planalto da Torre, que constitui a zona mais procurada pelos turistas, é pouco rica em aves, mas no Verão é um bom local para observar a laverca, a

petinha-dos-campos, o chasco-cinzento e o pintarroxo. A zona é igualmente frequentada pelo tartaranhão-caçador. No Inverno ocorrem junto à Torre a ferreirinha-alpina e, mais raramente, a escrevedeira-das-neves.

O Cântaro Magro, onde se situa a nascente do Rio Zêzere, é uma impressionante formação geológica que na Primavera alberga o melro-das-rochas e no Outono e no Inverno é um excelente local para melro-de-peito-branco e a ferreirinha-alpina.

Outras espécies fáceis de observar neste local são o rabirruivo-preto e a andorinha-das-rochas. O melhor ponto de observação é o miradouro que se situa junto à estrada, não muito longe da Torre.

A Nave de Santo António é um planalto situado a 1550m de altitude coberto de herbáceas. É um dos melhores locais da serra para procurar a sombria, ocorrendo também a codorniz, a petinha-dos-campos e a laverca. Para sueste, na encosta do Alto da Pedrice foi confirmada há uns anos a nidificação do pisco-de-peito-azul.

Junto à estrada que liga Manteigas à Torre, e atravessado pelo Zêzere, o Covão da Ametade é um local de repouso onde é possível estacionar e dar um passeio a pé. É um excelente local para procurar alguns passeriformes florestais, como o rabirruivo-de-testa-branca, a felosa de Bonelli, a estrelinha-de-cabeça-listada e o chapim-carvoeiro, bem como diversas espécies mais comuns. Mas a especialidade deste local é o melro-d’água, que frequentemente é visto ao longo do Rio Zêzere.

Mais abaixo, na vila de Manteigas nidificam alguns casais de andorinhão-pálido, bem como a andorinha-das-rochas.

Fauna na Serra da Estrela
Chat
1
Contacte-nos
Scan the code
Olá! Hello!
Em que podemos ajudar? How can we help?