Com 1993 metros de altitude, a Serra da Estrela diferencia-se por ser a maior montanha de Portugal Continental, classificada Parque Natural em 1976 e Geoparque Mundial da UNESCO em 2020. A Estrela destaca-se pela sua morfologia peculiar, com forte influência da glaciação, onde o Vale Glaciar do Zêzere em forma de U se assume como o exemplo mais notável desse período, mas também pelo conjunto de vida selvagem e flora de importância nacional que abriga, como a lagartixa-de-montanha e a salamandra-lusitânica.
Para além do seu relevante valor paisagístico, influenciado pelas bacias do Mondego, Zêzere e Alva, rios que aqui nascem, é inegável o seu valor humano, onde a pastorícia, a transumância, a transformação da lã (burel) e o Queijo Serra da Estrela DOP são dos maiores testemunhos dessa riqueza cultural das suas gentes e das aldeias de montanha onde esse legado define ainda hoje o quotidiano.
Este é um lugar único, de paisagens arrebatadoras, que inclui a montanha mais alta de Portugal continental, cujo cume – a Torre – atinge 1993 metros de altitude. Aqui encontra-se um Centro de Interpretação que disponibiliza informação sobre o geoparque sugerindo diversos percursos pedestres e cicláveis, muitos deles com origem nos trilhos percorridos durante séculos pelos pastores.








